sábado, 17 de novembro de 2012

UM ANO SEM LÚCIO SOM

Corria o ano de 2006, o Orkut era a sensação do momento, quer nos perfis, scraps ou comunidades. Em conversa com a jovem Luana Lustosa, filha de Lúcio Som, disse que gostaria de prestar uma homenagem ao profissionalismo do seu pai, em uma comunidade da então badalada rede social. De pronto ela concordou. Me enviou fotos e dados. Em 02 de setembro de 2006 estava lançada a Comunidade “Lúcio Som – Ceará-Mirim”, que iniciei com o seguinte texto:

No mundo moderno, onde os meios de comunicação ganham tecnologia de ponta, um veículo nunca sai de moda: o bom e velho “Carro de som”.
Em Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte existe um profissional na área (Lúcio Som) que procura sempre se aprimorar , utilizando o que há de mais moderno em equipamentos eletrônicos para produzir em gravação digital, jingles,spots, etc, que se transformam em publicidade volante nos potentes projetores de som das três viaturas que possui, divulgando de um simples anúncio do Armarinho de bairro a promoções de supermercados; de simples nota de falecimento a convocação de reuniões de sindicatos, eventos de igrejas, clubes, associações, etc, produzindo ainda para emissoras de rádio e televisão.
Mesmo com acesso à mídia falada, escrita e televisada, Ceará-Mirim e outras cidades da região contam com este serviço, que leva à comunidade uma informação com qualidade sonora que agrada a quem ouve.Através de LUANA, filha de Lúcio, nossa homenagem a este profissional. Ceará-Mirim 02.09.2006

Os que ainda acessam o ORKUT podem conferir a Comunidade que criamos. Ela chegou  a 68 membros e algumas postagens relacionadas a Lúcio Som no “Fórum”.


Uma outra homenagem, também ainda em vida,  a Lúcio Som, prestamos ao lado de Eliel Silva, por ocasião do “Tributo a Roberto Carlos” em Ceará-Mirim no ano 2010, quando lhe entregamos o “Troféu Calhambeque”,  outorga direcionada a comunicadores da cidade.  Conferir na antiga versão do nosso  Blog – link:

Com a triste partida do comunicador, várias homenagens foram prestadas. O Poder Legislativo, através de Projeto de iniciativa do Vereador Franklin Júnior decretou e o Executivo sancionou: a rua em que ele morou, Sargento Rodeval Cabral passou a ser denominada Rua Lúcio Som.

A CMTV produziu um vídeo com imagens dele,  depoimento de vários amigos e cerimônia do sepultamento. Conferir no  link:

Neste primeiro ano do falecimento de Manoel Lúcio Lustosa (Lúcio Som) (17/11) fica o registro do JOVEM GUARDA MIX.


* * * 

O SILÊNCIO  - Por Denílson Venâncio

Na noite de 17 de novembro de 2011, se calou a voz mais bonita que já ecoou nas ruas e logradouros de Ceará-Mirim/RN.
           A voz que me refiro é aquela voz que conclamava toda a população ir a até as Cacimbas, receber o Mestre Capuchinho (Frei Damião), que nos emocionava nas festas religiosas e procissões da Padroeira Imaculada Conceição lendo demonstrações de amor, carinho e devoção a Nossa Senhora.
           Foi essa mesma voz que nas escolhas do lideres políticos, fez história com seus jargões que se transformavam em verdadeiras orações populares, quando anunciava a vitoriosa campanha eleitoral da Rapadura contra saudoso Betinho Dantas, bradando a chegada do “Vento Forte”, que transformava o tempo e trazia alegria, que ostentava do “rolo compressor” que quase convencia o povo a desistir caminhar com o “velho e amigo de fé e irmão camarada” Roberto Varela, abrilhantou, cantou e encantou a população com o fausto alegre do 45, nas vitoriosas campanhas da Ex-Prefeita Dona Ednólia Melo”, emocionou o “mar Vermelho”, afirmando “É eleeeee, o Negão de tirar o chapéu”, se referindo carinhosamente ao Prefeito Antônio Peixoto . Pois é, quem não lembra?
            Com a grandiosa dádiva recebida através do Onipotente, chegou ele a ser Locutor Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, acompanhando aquele Grande Homem do Mundo Politico deste Estado, que ele para o povo chamava de : “O Baixinho Invocado”, ou seja, o Ex-Senador Geraldo Melo.
      Cotidianamente ouvíamos sua voz, informando promoções de Supermercados e Mercadinhos desta urbe.
              Falar desta Voz que a morte calou, verdadeiramente é reescrever história de todos nós que crescemos ouvindo-a, sempre através daquele tom vocal aveludado e forte, que sabia fazer acreditar, rir, debochar com a classe de um irônico e sarcástico Gentleman com seus jargões e “tirada              conheceram e ouviram à crer, rir, chorar e “balançar o esqueleto”, impulsionando nossa mente, nosso intelecto e nosso corpo pelas palavras por ele propagadas.
               Acredito que cada um de nós têm algum próximo, querido ou um familiar falecido que teve as pompas fúnebres por aquela saudosa voz anunciada. 
                Hoje no dia em que nos despedimos de você, sem sua voz, mas, sempre representado na lembrança não somente do grande profissional que fostes , mas também no Caríssimo Amigo que a mim e a muitos outros simbolizavas, resta-nos agora apenas o silêncio nas ruas e nos nossos corações enlutados, sem aquele “desmantelo desmantelado”, apenas a saudade daquele que sempre iremos chamar de a maior voz de Ceará-Mirim/RN ou quiçá do RN chamado LÚCIO SOM.
                  Abraços saudosos. Um dia nos encontraremos para festejarmos toda força e alegria que sempre te iluminou. Que o manto de Nossa Senhora seja seu cobertor.

Ceará-Mirim/RN, 18 de novembro de 2011.
DENILSON VENÂNCIO RODRIGUES
Advogado
De Ceará-Mirim/RN


POSTADO ORIGINALMENTE EM 18/11/2011 NO BLOG
NOTÍCIAS DA LUSOFONIA (Ceicinha Câmara).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, é uma brasa, mora?